Portugal é uma empresa que vendeu os seus ativos e pensou que estava a fazer um bom negócio. Somos um país de merceeiros e não de empreendedores. Quando entrámos na
O Alojamento Local (AL) nasceu de um verdadeiro esforço de legalização de uma prática que enriqueceu muita gente que nunca passou uma fatura. Poder-se-á até afirmar que o esforço compensou,
A caracterização dos portugueses como um “povo de brandos costumes” não passa de uma propaganda para amenizar quaisquer esforços opostos ao antigo regime, todavia enraizou. Já muitos foram os que
Em tempos de transformação e transição digital vejo que a esmagadora maioria dos provedores de serviços não vendem óculos com a receita adequada, preferindo manter a visão míope de um
Uma trend é uma tendência, ou até mais precisamente, um movimento popular ascendente. É, na prática, a curva de adoção do utilizador, quando nos referimos à adoção de novos interesses e produtos.
Tal “golden rush”, agora temos a “Data Rush”. Aliados a uma bazuca, que curiosamente é uma arma de destruição que explode sem precisão, a última buzzword é “data”, dados, em bom português.
Trocando uma questão por outra, como podemos estar preparados para algo que não temos conhecimento e não temos controlo? Nos tempos em que vivemos, é difícil ter certezas, deixamos de
Não se tratam de questões sobre a liberdade, privacidade, nem recorrer à famosa, presumida, citação de Benjamin Franklin, porque o foco não é esse. O foco é estratégico. Nas empresas
Publicado anteriormente aqui. Quando comecei no mundo da hotelaria nem foi em Marketing. Estava em forma e fui contratado para ser rececionista do health club de um proeminente e exclusivo resort algarvio.
O Algarve é o único sítio do país que para no inverno. Sempre me fez muita confusão a passividade da aceitação deste facto, como se a sazonalidade fosse um problema
Tenho Transtorno do Déficit de Atenção. E por isso tenho uma gigantesca dificuldade em me focar. E isso ajudou-me a desenvolver e a aplicar técnicas que me permitiram ter algum
Tem alguma dificuldade em definir o preço do seu produto/serviço? Não está sozinho. Não é fácil, mas é simples. Para definir o preço temos primeiro que definir o custo. Porque
Ao contrário do preço, o valor criado pela marca é ditado sempre pelo cliente. Ora vejamos: Porque é que umas sapatilhas da Nike podem valer mais de 1000€? E valem
Vamos alterar a Teoria do Valor/Hora Por vezes os meus clientes quando me pedem um orçamento, fazem-no à espera do dito valor/hora. Pedem-me um orçamento como se os meus serviços