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Marketing Turístico com resultados.

Se o que procuras é maximizar o retorno de investimento do teu alojamento, experiências ou restaurante, investe os próximos minutos a ler este texto.

O meu nome é Guilherme Costa e já fui um criativo de bolsos vazios.

Hoje gero milhões em faturação.

Quando era mais novo não sabia bem o que queria fazer, mas sabia escrever e adorava publicidade.
Entrei no mundo do Marketing como Copywriter, numa pequena agência criativa.

Contudo, antes disso, o meu primeiro trabalho “a sério” foi ser rececionista num dos melhores Resorts da Europa. Foi aqui que ganhei o bichinho da hotelaria e foi aqui que me apercebi de uma lacuna grande no mercado – marketing hoteleiro.

Voltei a estudar  e a curiosidade e interesse em aprender novas e melhores práticas, técnicas e competências, contribuíram para crescer rapidamente no meu percurso profissional. Trabalhei em agências de marketing, onde tive o prazer e orgulho em trabalhar com a maiores marcas nacionais e internacionais como Diretor de Criativo.

Em pouco tempo, passei da agência de marketing a Diretor de Marketing de um Grupo Hoteleiro. Aqui, não só pude comprovar as minhas teorias na prática, como tive liberdade total para testar e voltar a testar, o que resultou em vários processos otimizados, afinados e com resultados impressionantes.

Ao longo deste percurso aprendi várias lições, e a mais importante é esta:

A maioria das agências de marketing não ajuda os clientes.

Como posso afirmar isso?
Com base nestes três aspetos:

  • Maioritariamente, o marketing é visto como um custo e não um investimento.
  • A agência de marketing apresenta serviços invés de soluções.
  • A agência de marketing cobra por tempo invés de impacto.

Marketing que seja um custo é mau marketing.

Esta é a experiência da maioria das empresas com quem já trabalhei.
Marketing tem de ter um retorno multiplicado, se não tiver, é porque foi mau.

Normalmente fazem-se reparos no casco e nas velas de um barco que se encontra à deriva, com a esperança que chegue a bom porto.

lucra quem faz os reparos e tem um rumo delineado.

Navio que navega sem destino nunca encontrará ventos favoráveis.

– Séneca

Antes de se investir no barco e numa boa equipa de marinheiros, é preciso saber para onde se quer ir e como vamos lá chegar.

Muitos dos meus clientes vêm já com websites feitos e marcas desenhadas, mas estão insatisfeitos. Porquê?

Porque o que foi criado, foi feito a pensar no seu custo, e não no seu valor.

O que se quer é uma MARCA FORTE e reservas diretas.

Sejam OTA’s, portais e afins, se a tua marca está dependente destas para ter clientes, é um risco caro, normalmente entre 15 a 20%.

É uma fatura que podemos e devemos diminuir.

Uma marca forte, com uma estratégia simples mas eficaz de marketing consegue diminuir o peso colossal destes canais nas tuas vendas, aumentando significativamente o teu EBITDA.

Tenho clientes que têm um retorno de investimento de Marketing acima dos 3000%.

Como?

Marketing turístico não é fácil mas é simples.

O meu processo de Diagnóstico & Implementação tem por base anos de experiência, AB Testing  e resultados comprovados. Foca-se nos seguintes campos de ação:

  • Público-Alvo

Entendimento do nosso público-alvo, como descobrimos quem é, quais os seus pontos de contacto e como podemos melhor segmentar, tornando toda essa informação em algo acionável.

  • Marca atual

Compreensão do estado atual. Diferenciação, Desafios, Resolução. Como podemos ser tornar a marca diferente das outras, quais os desafios que conseguimos ultrapassar e resolvê-los.

  • Mercado

Quem são os nossos concorrentes. Onde nos inserimos. Posição, Oposição e Oportunidades.

  • Personalidade da Marca

Só depois de sabermos tudo o que podemos saber de quem é o nosso cliente e quais os nossos concorrentes é que definimos a personalidade da nossa marca.  Construção do tom de voz.

  • Comunicação

Criação de Conteúdos para Social Media, Desenvolvimento web, Newsletter etc.

  • Website, OTA’s e Revenue

Estratégia e Conversão Omni- canal. Toda a presença on e off-line. Website, motor de reservas, Google, OTA’s etc.

  • Marketing In-house

Motivação e Retenção de clientes e staff.

Estes são alguns mas não todos os tópicos que iremos abordar.

É preciso saber para onde se vai e como se vai lá chegar. Cria uma Estratégia de Marketing.

É preciso ter um Norte e um mapa. Não andes à deriva.

Não procures orçamentos por hora, mas por objetivos e ações a desenvolver.

No fim de contas o que realmente interessa são os resultados.

Procura uma agência ou consultor 😉 que não venda serviços mas procure soluções.

Adapta o teu marketing ao teu orçamento, não o contrário.
Procura um parceiro e não um prestador de serviços.

Precisas de clareza, de estratégia, implementação e resultados?

Alguns Resultados

147

Aumento de faturação num ano, num cliente

80

De 2 a 80% de reservas diretas num hotel

8

Aumento de faturação direto num cliente

I got to know Guilherme as a very nice, warm and fun person to be with, him having a great sense of humor. He is incredibly creative and works fast, something we need in this industry. Whenever I was in need of some art, a photo or video, Guile responded promptly with high-quality work. I wish him all the success he deserves in his new endeavor.

Jeroen van den BosHospitality Development and Expansion Manager, Member of ADHP

Guilherme is bright, very creative and has a natural ability for marketing, always looking at new ways to promote the company. He is a talented, hard-working, motivated and warm co-worker. It was a pleasure to work with him and he will surely add value to any organization.

Brigida TrindadeSales Manager Algarve at Pestana Hotels

His understanding of the brand message and of the power of up to date, simple designs were very effective and helpful in the timely execution of all tasks. His knowledge of photography and videography quickly became an integral part of the team's core performance.
His passion is certainly content creation, and he was capable of prioritising an increasingly complex list of daily assignments.
Efficient in his work, punctual and able to work independently towards tight deadlines.
I know he would make a valuable asset to any future project.

Magdalena OsmolaMarketing Director at Vale do Lobo

I opened my restaurant without really knowing anything about marketing or branding, or storytelling. I knew I loved to cook. But that wasn't enough. After struggling to get clients I heard about Guilherme. He did a complete makeover to my brand! He found a voice I didn't know I had! New website, photos and videos, social media on the go! And now I'm fully booked for months! Thank you!

João MarreirosChef at Loki Restaurant

I've heard of Guilherme through a friend, also a satisfied customer, and decided to give it a try. I was not wrong. His expertise in terms of branding and strategical advertising are everything we want in a marketing consultant. His ad campaigns worked flawlessly with our new website, also created by him and bookings were way more than what we expected. Thanks to him we are growing, opening a new shop very soon!

PauloOwner of Roda Roda

It is with pleasure that I'm recommending Guilherme as an amazing copywriter and a great colleague. I find Guilherme a very creative person - always full of new ideas! He is also very optimistic and cheerful person, who loves teamwork what made it very easy and pleasant to work with him. What is more, I can state that his work was always done on time.
I strongly recommend Guilherme to anyone looking for a unique copywriter with unusual personality!

Karolina SzmitDigital Marketing Manager

Mais que clientes, parceiros.

Bessa Hotels – Progenex Europe – Bairro Alto Hotel – Cerveja Moça – 5Quinas – Monchique Resort – Vila Valeverde – A. de Turismo do Algarve – Yellowfish Transfers – Mon-Chic – Sensorial Spa – Vivenda Miranda – MyStory Hotels – Vila Joya – Bon Bon – MyPastta – Four Seasons – Grupo Pestana – Jardissimo – Garrafeira Soares – Malhadinha Nova – Monterosa – Vale do Lobo – PineCliffs – ProRunners – Lisbon Dolphins – Arte&Nature – Xpert Energy – Txirte – Conforhoteis – Umbral – Ao Rubro – Sem Rumo

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Diagnóstico & Estratégia de Marketing

  • Coração da Marca: Missão & Ação
  • Público-alvo: Definição & Oportunidades
  • Mercado: Posição & Concorrentes
  • Identidade: Definição & Posicionamento
  • Estratégia: Planificação Acionável & KPI’s

Implementação da Estratégia de Marketing

  • Planificação de ações
  • Criação de equipa dedicada
  • Orientação e acompanhamento
  • Maximização de recursos
  • Relatório de performance

Conceito & Identidade da Marca

  • Público-alvo
  • Objetivos
  • Desafios & Oportunidades
  • Brand Storytelling
  • Design de Identidade

Criação de Conteúdos Criativos

  • Copywriting (PT, ENG)
  • Content writing (PT, ENG)
  • Fotografia
  • Vídeo
  • Para websites, redes socais ou campanhas

Desenvolvimento de Websites

  • Criação de website institucional
  • Criação de loja online
  • Design personalizado à marca
  • De fácil edição & gestão
  • Alojamento e domínio do lado do cliente

Gestão de Marketing Digital

  • Redes sociais
  • Campanhas publicitárias
  • Plataforma Google
  • Newsletters
  • Relatório de performance

Fazer Crescer a Tua Marca

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Fazer Crescer o Teu Negócio

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Fazer Crescer o Teu Negócio

The L(Cr)azy Eye Creative

duração 7:41

Perguntas frequentes

Quem e o que é Guilherme Costa?

Sou especialista em Marketing Criativo & Estratégico, vulgarmente conhecido como Brand Strategist.

Adoro encontrar o equilíbrio entre comunicação, criatividade e resultados.

Tenho duas Licenciaturas, uma em Línguas e Relações Internacionais e outra em Ciências da Comunicação.

Fui diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o que quer dizer que penso fora, à volta e longe da caixa.

Na Universidade fundei o primeiro Cineclub. Passei um ano na Rússia a fazer Erasmus Mundus como o primeiro bolseiro da Universidade, e o primeiro português na cidade de Izhevsk. Nadei em lagos gelados, senti na pele os arrepiantes -35ºC. Fiz Parkour durante 12 anos e fui um dos primeiros treinadores do mundo.

Adoro testar os limites do possível e explorar novas maneiras de fazer as coisas.

Tenho medo do desconhecido, mas tenho ainda mais medo da ignorância.

Trabalhei em agências de marketing e no lado do cliente. Trabalhei com marcas internacionais e ajudei a aumentar faturações de milhões de euros, assim como ajudei pequenas marcas locais a crescer e a tornarem-se referências na sua área de negócio.

Sou feliz e casado, pai de filho pequeno, que é a razão mais forte por querer um mundo melhor.

Do que se trata o Diagnóstico & Estratégia de Marketing?

Tal como todos os investimentos empresariais, o marketing necessita de ter uma estratégia para potenciar e maximizar o retorno de investimento. Isto é feito através de uma análise e visão holística da marca e na criação de uma estratégia de comunicação e comercial.

Dependendo do orçamento disponível, trata-se de uma profunda sessão de exploração e diagnóstico dos desafios de marketing, sob a forma de uma reunião ou workshop, que poderá variar entre 4 a 16 horas.

Porque preciso de um Diagnóstico & Estratégia de Marketing?

Imagina a tua marca como uma encomenda.
Quando estamos dentro da caixa muito dificilmente conseguimos ver a etiqueta colada no lado de fora, onde consta o endereço de destino.

Eu venho de fora, com uma visão objetiva e macro, com uma opinião imparcial e uma experiência extensa em Marketing, podendo afirmar que, com o rótulo atual, para onde a tua encomenda se está a dirigir, e como mudar de rumo.

Este Diagnóstico & Estratégia de Marketing serve para te ajudar a criar, delinear e organizar um plano de ação.

É importante ter alguém ao teu lado para te auxiliar a idealizar o conceito, a comunicação e posicionamento, avaliando os recursos e criando uma estratégia assente num orçamento definido, com o objetivo de maximizar o retorno de investimento.

Não tens preços ou pacotes definidos?

Não! Acredito que cada empresa e cada marca tem desafios únicos, por isso não fará sentido ter soluções iguais para todos.

Não vendo soluções sem te conhecer, a ti, ao negócio, e os objetivos a alcançar. Acredito que Marketing é um investimento e não um custo.

O preço é adaptável ao orçamento disponível de cada marca, para que as soluções sejam adaptadas aos recursos e não ao contrário.

Onde estás?

Podia ser poético e responder – onde for preciso.

Fisicamente neste momento estou a viver em Oliveira de Frades, Viseu. Espiritualmente (haha), estou a um clique de uma videochamada ou, necessariamente, a uma visita para uma reunião presencial.

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