Vamos alterar a Teoria do Valor/Hora
Por vezes os meus clientes quando me pedem um orçamento, fazem-no à espera do dito valor/hora. Pedem-me um orçamento como se os meus serviços fossem estandardizados e fixos. Porém, não é assim.
Todos somos donos do nosso tempo. Mas o meu negócio não é o meu tempo.
O meu negócio é criar valor. – Criar algo de raiz, uma marca, um conceito, uma ação.
O meu negócio é acrescentar valor. – É tornar o que já foi feito, melhor. Tornar processos mais eficientes, comunicações mais persuasivas e com mais eficácia.
O meu negócio é maximizar o investimento. – É maximizar os recursos com soluções criativas que potencializam o Retorno de Investimento.
Porque o valor é relativo, e não é ao tempo.
Ora vejamos…
15.000€, por um website, é muito? E se faturar 2.000.000€? Continua a ser muito?
O valor não é relativo ao tempo, mas sim ao valor acrescentado. O trabalho criativo (de criar) só pode ser calculado com valor do potencial retorno.
Trabalho criativo ≠ valor/hora
porque senão:
Trabalho demora mais = +€ – Investe-se menos esforço. Demora-se mais para se receber mais.
Trabalho demora menos = -€ – É-se penalizado por se ser eficiente e rápido.
Se o teu tempo é dinheiro, um problema resolvido em menos tempo estar-lhe-ia a salvar dinheiro, certo? E por isso seria mais valioso, correto?
É por isso que o valor/hora em marketing não funciona.