Valor e Preço

Ao contrário do preço, o valor criado pela marca é ditado sempre pelo cliente. Ora vejamos:

Porque é que umas sapatilhas da Nike podem valer mais de 1000€?

E valem para toda a gente? Não.

Mas para o público-alvo, sim.

 

Então como é que isto acontece?

 

O valor é ditado pelo cliente, mas pode ser aumentado pela marca através do marketing.

Podemos aumentar o valor exponencialmente com dois fatores:

 

Oportunidade – Conveniência

Lugar certo, hora certa. €€

Exemplos:

Café exponencialmente mais caro na praia vs. num café do bairro.
Uma lata de refrigerante mais cara numa máquina de vendas no metro vs. no supermercado.

Associação – Valores

Apela à emoção. €€€

Exemplos:

Boutique Café Nespresso – Experiência de exclusividade, sofisticação, que apela à nossa vontade de comprar um luxo e pertencer a algo exclusivo. Não é por nada que se chama Nespresso Club.

Refrigerantes e pipocas no cinema – Apela à nossa necessidade de manter “tradições” e se estivermos num encontro amoroso, se não comprarmos somos vistos como forretas. E mais uma vez apela à nossa emoção de querer impressionar, de possuir e desfrutar do pequeno luxo.

 

 

 

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